segunda-feira, 22 de outubro de 2007

ONU considera Portugal "muito vulnerável" à sida






Portugal "é um dos países da Europa mais afectados" pelo vírus da sida (VIH), logo a seguir a Espanha e Itália, e muito vulnerável ao aumento de novas infecções", disse Peter Piot, director da agência das Nações Unidas para a luta contra a Sida (UNAIDS), no 8.º Fórum de Saúde da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.


O presidente da República, Jorge Sampaio, é "internacionalmente reconhecido como um líder forte" nesta luta, "foi o único chefe de Estado que participou, em 2001, na primeira sessão especial das Nações Unidas (ONU) sobre a responsabilidade global contra a sida", lembrou o belga que desde 1995 lidera a UNAIDS. Mas "quando falo com portugueses com VIH e activistas dizem-me que pouco está a ser feito" internamente, lamentou.Reconhecendo que por cá "a epidemia é muito diversa, com casos entre homossexuais, mas também com a população adulta que vem de África, o problema com os toxicodependentes, etc."


"Há a suspeita que temos entre 27 mil a 30 mil seropositivos, mas não há certeza", referiu Correia de Campos.


"Nos últimos anos tornei-me mais positivo. Já começamos a ver resultados - menos pessoas a ser infectadas em muitos países. Acredito que dentro de 5/10 anos teremos a cura", concluiu Peter Piot.


Em suma:



  • 65milhões de pessoas foram infectadas com o vírus da sida nos últimos 25 anos.

  • 27/30mil é o número estimado de seropositivos que existem em Portugal, A sida só é doença de declaração obrigatória desde Fevereiro de 2005.

  • 20mil milhões de dólares é a verba que a ONU precisa para a lutar contra a sida a nível global, mas só tem metade.

Decidi colocar esta síntese de uma noticia do "Jornal de Noticias" porque estamos a dar os metodos contraceptivos na aula de biologia e para mostrar às pessoas que a SIDA não há só nos paises em vias de desenvolvimento. E depois disto vimos que até nisto Portugal encontra-se num dos primeiros e que temos de fazer alguma coisa para mudar isto, e a única opção que encontro, é tentar incentivar as pessoas a protegerem-se e a não pensarem que só acontece aos outros. No entanto, segundo a noticia, estes problemas teem vindo a diminuir, no entanto os números continuam muito grandes, é preciso apelar à prevenção!



Retirado do: "Jornal de Noticias"

sábado, 13 de outubro de 2007

Uso do preservativo

Na continuação do trabalho do dia 5 de Outubro sobre o DIU decidi realizar um trabalho sobre o preservativo, porque este sim é importante para nos proteger das doenças sexualmente transmissiveis que podem ser muito pior do que uma gravidez indesejada.
O preservativo retém o esperma, que assim não pode encontrar o óvulo, fecundando-o e originando uma possível gravidez. O preservativo também sempre foi utilizado como forma de prevenir infecções sexualmente transmissíveis (IST), e hoje é mesmo considerado o método mais importante para prevenção do contágio, nomeadamente do VIH, hepatites B e C, herpes genital e sífilis.
Mesmo depois de sabermos que o preservativo é eficaz e não interfer na relação há 5 "famosas razões para não o utilizar":




Enfim, acho que o filme já diz tudo e que o melhor que se tem a fazer é mesmo preteger e não pensar que acontece só aos outros.;)

Retirado de: http://www.youtube.com/watch?v=-Uy0dTN7Prk&mode=related&search=campanha%20SIDA

http://juventude.gov.pt/Portal/FAQ/SaudeSexualidadeJuvenil/Resposta_9.htm

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Avó dá à luz netos gémeos




A enfermeira pernambucana Rosinete Serrão, de 51 anos, vai dar à luz os próprios netos, depois de um implante, no início do ano, de embriões da filha, a doméstica Cláudia Michele (27), fertilizados in vitro numa clínica particular do Recife, no Brasil.

Segundo o médico responsável pela fertilização, Cláudio Ribeiro, «o caso é inédito no mundo», já que «não há registo de gémeos gerados pela mãe doadora dos óvulos». Agora, a doméstica está a semanas de concretizar o sonho de ser mãe. A esperança surgiu quando o médico Cláudio Ribeiro, também director do Centro de Reprodução Humana de Pernambuco, lhe disse que a solução seria a gravidez de substituição – mais conhecida por «barriga de aluguer».



«Nós reunimos eu, meu marido, minha mãe e meu pai, e ela aceitou na hora», confessa. Nessa altura, os óvulos de Cláudia foram recolhidos para fecundação in vitro com os espermatozóides do marido. Quatro embriões foram seleccionados e introduzidos no útero da avó, que já tem três filhos adultos e um neto.



«Embora Rosinete tenha boas condições de saúde, por ter mais de 50 anos, a gravidez é de risco», adianta Ribeiro, acrescentando que «existia a possibilidade de ter hipertensão ou diabetes, por isso o acompanhamento foi minucioso».



António Bento e Vítor Gabriel são os nomes dos gémeos que vão ter leite materno a dobrar, já que a Cláudia também fez tratamento para amamentar os filhos.

Retirado de: Revista "Sol"


Aqui podemos ver um caso veridico de como a ciência e a técnica in vitro podem ser uteis para ajudar nestes pequenos problemas da nossa humanidade. E que por vezes vale a pena, estes métodos apesar de os riscos serem grandes.



sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Dispositivo Intra-Uterino


Método contraceptivo


  • Descrição
O Dispositivo Intra-Uterino é um pequeno dispositivo que se coloca no útero de forma a evitar uma gravidez. A sua presença desencadeia uma resposta inflamatória que faz com que os espermatozóides/óvulo sejam destruídos. Por outro lado, este dispositivo actua também ao nível do endométrio impedindo que a nidação (implantação do ovo no útero) ocorra. Existem DIU’s de plástico com filamentos de cobre ou prata. Existe, também um Sistema Intra-Uterino (SIU) que actua de forma semelhante, mas que liberta hormonas que vão espessar o muco cervical e impedir a libertação do óvulo. Dependendo da quantidade de cobre existente no DIU, ele vai ser mais eficaz e seu tempo de uso (permanência no útero) poderá ser mais prolongado, de acordo com a orientação do fabricante.



  • Aplicação

É colocado por um médico especialista (ginecologista), logo que possa excluir uma gravidez (É eficaz durante 3 a 5 anos (variável). Deve ser sempre vigiado pelo médico e embora não seja comum, pode ser aplicado a mulheres que nunca tenham tido filhos. É um método muito seguro, mas pode ter alguns efeitos secundários, pois pode agravar as dores menstruais, provocar períodos menstruais muito abundantes e pode, por vezes, facilitar o aparecimento de infecções intra-uterinas, pelo que se deve usar sempre o preservativo.




  • Vantagens


  1. Grande eficácia contraceptiva, sem que se tenha que associar a contracepção a qualquer gesto diário.

  2. Não interfere com o acto sexual.

  3. Tem um período longo de utilização (cerca de 5 anos).



  • Desvantagens


  1. Aumento das dores durante o período menstrual e aumento do seu fluxo


  2. Não protege das infecções sexualmente transmissíveis.


  3. Com o uso prolongado do DIU, pode acontecer de diminuir ou cessar o fluxo menstrual.


  4. Em algumas pessoas pode também causar cólicas e sangramentos independentes do período menstrual.


  5. O DIU também é um método mais dispendioso que o normal.


  • Efeitos colaterais


Os efeitos colaterais mais comuns são o aumento do fluxo menstrual e o aumento das cólicas menstruais. Estes efeitos podem ser controlados com a utilização de medicamentos, sempre sob supervisão médica. Geralmente, após os primeiros três meses de utilização, estes sintomas tendem a ser normalizar.




  • Eficácia


Em estudos de ampla prospecção realizados em amostras que ultrapassam o número de 4.000 mulheres, pôde comprovar-se que a eficácia contraceptiva do DIU é grande, falhando entre 1% a 4%.


Retirado de:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispositivo_intra-uterino
http://www.gineco.com.br/diu1.htm
http://juventude.gov.pt/Portal/OutrosTemas/SaudeSexualidadeJuvenil/SexualidadeemLinha/

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Será que hoje em dia ser pai é um sonho?

Cerca de 25 por cento dos homens apenas sonham em serem pais


Ser pai. Uma experiência única para uns, um sonho difícil de concretizar para ce
rca de 25 por cento dos homens. A infertilidade masculina é, cada vez mais, uma realidade presente na vida de alguns casais. As causas são:

  • a falta de mobilidade dos espermatozóides;

  • idade do homem e da mulher;

  • frequência e técnica do coito;

  • uso de lubrificantes vaginais;

  • poluição;

  • coexistência de algumas doenças;

  • e outras tantas causas desconhecidas.

"A infertilidade afecta um número crescente de indivíduos, pensando-se que defeitos na mobilidade do esperma sejam um factor importante em muitos casos. Novas abordagens bioquímicas e moleculares têm revelado importantes detalhes do controlo da mobilidade dos espermatozóides e da (in)fertilidade, em várias espécies de mamíferos. Assim, o foco principal da nossa investigação tem incidido sobre o papel que a proteína PP1 tem na integração das acções de diversos mediadores na modulação da mobilidade dos espermatozóides e na (in)fertilidade", refere o professor. A investigação conduzida tem desenvolvido um "trabalho de caracterização da regulação bioquímica das suas funções, nomeadamente ao nível das bases moleculares da mobilidade do esperma em relação a complexos de sinalização de PP1 e ao seu papel na (in)fertilidade".



Retirado de: http://pesquisa.sapo.pt/?q=infertilidade&barra=noticias&filter=&channel=noticias&sortby=-pubdatetime%2B-news



Decidi colocar esta noticia na continuação da publicada no dia 27 de setembro, quis perceber e mostrar melhor às outras pessoas que não só os telemoveis podem causar infertilidade mas que há muitos outros factores com que o homem se deve precaver, porque como dizem os estudos hoje em dia 25% dos homens são inferteis, e na minha opinião e pelo pouco que sei hoje em dia não é só a preocupação de não serem pais, mas sim a humilhação como homens. Quero finalizar dizendo que para tudo isto há solução.