sábado, 15 de março de 2008

Final do 2º Período


E acabamos mais um período, que correu mais ou menos. Já estamos nas férias das páscoa, desfrutem são pequenas. Quanto à disciplina de Biologia, comecei a gostar cada vez mais das aulas práticas, devido ao projecto dos platy, estou a achar muito interessante. O meu blog, evoluiu e espero que continue a evoluir. Relativamente às aulas teoricas, está tudo na mesma, sinceramente não fiquei muito contente com a nota do meu ultimo teste, uma vez que esperava ter mais, mas enfim, é vida. Espero que as aulas continuem com o mesmo entusiasmo, e dedicação. Boa Páscoa!!!
E fica aqui mais uma vídeo para descontrair, como no ultimo período :)


SIDA?


O que é?

A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).

Sintomas

A fase aguda da infecção com VIH ocorre uma a quatro semanas após o momento do contágio. Algumas pessoas apresentam sintomas semelhantes aos de uma gripe como febre, suores, dor de cabeça, de estômago, nos músculos e nas articulações, fadiga, dificuldades em engolir, gânglios linfáticos inchados e um leve prurido. Calcula-se que pelo menos 50 por cento dos infectados tenham estes sintomas.

Os seropositivos vivem, depois da fase aguda, um período em que não apresentam sintomas, embora o vírus esteja a multiplicar-se no seu organismo o que pode prolongar-se por diversos anos. É neste período que se encontram, actualmente, 70 a 80 por cento dos infectados em todo o mundo.

Contágio

Através de sangue, sémen, fluidos vaginais, leite materno e, provavelmente, dos fluidos pré-ejaculatórios dos seropositivos. O VIH não se transmite pelo ar nem penetra no organismo através da pele, precisando de uma ferida ou de um corte para penetrar no organismo.
A forma mais perigosa de transmissão é através de uma seringa com sangue contaminado, já que o vírus entra directamente na corrente sanguínea.


ver filme que explica melhor o contágio aqui: http://www.roche.pt/sida/o_que_e_a_sida/hivsida4.cfm

Como estamos a falar da Sida nas aulas decidi colocar aqui uma defenição da sida para ficarmos melhor informados para outras possiveis postagens sobre esta. Espera que tenham ficado mais esclarecidos sobre o vírus da Sida.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Aplicações das Técnicas de Engenharia Genética

DNA recombinante(DNAr):

Investigação fundamental:

  • torna possível isolar genes de organismos complexos e estudar as suas funções a nível molecular.

Obtenção de OGM: os OGM são organismos em cujo genoma foram introduzidos genes que conferem características vantajosas.


  • Os animais transgénicos, normalmente, são produzidos através de microinjecção de DNA de um determinado gene em células de um ovo fertilizado, ou através de células colocadas no útero de uma fêmea, decorrendo assim o seu desenvolvimento.


  • Os OGM são utilizados para:

  • produção de alimentos em maior quantidade e qualidade;

  • produção de grandes quantidades de substâncias com aplicação médica ou farmacêutica, como a insulina, hormona do crescimento ou factores de coagulação sanguínea;

  • produção de substâncias com aplicação industrial;

  • biorremediação – modificação de organismos no sentido de degradarem poluentes.

DNA complementar (DNAc):

  • Obtenção de cópias de genes que codificam produtos com interesse – torna possível a produção de proteínas humanas por procariontes que podem ser cultivados facilmente em biorreactores.

PCR:



  • Obtenção de grandes quantidades de DNA em pouco tempo, a partir de uma quantidade muito pequena. Esse DNA pode ser posteriormente utilizado em técnicas de recombinação de DNA ou em fingerprint.

DNA fingerprint:


  • Investigação criminal, forense e histórica – a técnica permite partir de material biológico deixado num local (cabelo, sangue, esperma...) e compará-lo com o dos suspeitos; permite a identificação de cadáveres.

  • Determinação de paternidade – a comparação das impressões digitais genéticas dos progenitores e do descendente permite excluir a paternidade ou confirmá-la com um elevado grau de certeza.

Como podemos verificar a engenharia genética em essencial em muitas coisas. Na minha opinião é muito importante a PCR e DNA fringerprint, uma vez que serve para ajudar na justiça. Quanto aos OGM penso que são um pouco perigosos devido á polonizaçao que pode levar a que genes estranhos se juntem com genes de especies selvagens e haja consequencias, mas ainda não estou muito informada disso, pode ser que na minh proxima postagem já esteja, vou ver senão me esqueço! ;)

domingo, 9 de março de 2008

Aula Prática

Realizamos este trabalho com o objectivo de estudar a passagem por gerações da caracterista "calico". O professor mandou realizar um planeamento e o melhor seria escolhido. E como fomos a equipa vencedora :D e o como o professor diz "que não é só ganhar, também é preciso trabalhar!". Aqui está o nosso trabalho intensivo :x





Espero que tenha ficado uma ideia! ;)