quarta-feira, 30 de abril de 2008

Sangue de menstruação útil para a saúde


Investigadores japoneses encontraram um tipo de célula semelhante às células-tronco no sangue proveniente da menstruação. As células-tronco ou células estaminais têm poder de se dividir e de se transformarem em novos tecidos do corpo, como os ossos, nervos ou sangue, podendo curar várias doenças. Neste caso, os cientistas acreditam que as células encontradas no sangue menstrual podem ser utilizadas no tratamento de doenças cardiovasculares.

Experiências com ratos que sofreram ataques cardíacos mostraram que estes melhoravam após receberem células provenientes do próprio sangue menstrual. Esta não é a primeira investigação neste sentido. E, apesar de os resultados ainda serem apenas experimentais, uma empresa nos Estados Unidos, a CyroCell, propõe-se mesmo a guardar as células-tronco do sangue menstrual num banco, tal como acontece com o cordão umbilical , para uso posterior. Uma prática que tem causado polémica, uma vez que ainda não há aplicações comprovadas.
Retirado do Jornal; "Metro"

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Como é feita a cerveja?


Via de regra, as cervejas são feitas com água, cevada maltada e lúpulo, fermentados por leveduras. A adicção de outros condimentos ou fontes de açúcar não é incomum.
A cerveja é resultado da fermentação alcoólica preparada de mosto de algum cereal maltado, sendo o melhor e mais popular a cevada.






Como é composta principalmente por água, a origem dessa água e as suas características têm um efeito importante na qualidade da cerveja, influenciando, por exemplo, o seu sabor. Muitos estilos de cerveja foram influenciados ou até mesmo determinados pelas características da água da região.
Dentre os maltes, o de cevada é o mais frequente e largamente usado devido ao seu alto conteúdo de enzimas, mas outros cereais maltados ou não maltados são igualmente usados, inclusive: trigo, arroz, milho, aveia e centeio.



A introdução do lúpulo foi relativamente recente na sua composição. Acredita-se que tenha sido introduzido apenas há umas poucas centenas de anos atrás. Usa-se a flor do lúpulo para acrescentar um gosto amargo que equilibra a doçura do malte e possui um efeito antibiótico moderado que favorece a atividade da levedura de cerveja em relação a organismos menos desejados durante a fermentação. As leveduras, nesse processo, metabolizam os açúcares extraídos dos cereais, produzindo muitos compostos, incluindo o álcool e dióxido de carbono.


Dezenas de estirpes de fermentos naturais ou cultivados são usados pelos cervejeiros, sendo, de um modo geral, divididos em três gêneros: fermentação alta (ale), baixa fermentação (lager) e leveduras selvagens.



  1. Cerveja do tipo ale produzida originalmente na Inglaterra, esta cerveja é fabricada a partir do processo de fermentação alta, isso porque a fermentação ocorre à uma temperatua elevada, entre 15°C e 20°C, facto que leva as leveduras a subirem à superfície, resultando em uma cerveja forte e encorpada;




  2. Cerveja do tipo lager, amarga, de coloração dourada e bastante transparente. É o estilo de cerveja mais consumido no Brasil.

A cerveja foi uma das primeiras bebidas alcoolicas produzidas pelo homem, por meio de fermentação alcoolica. Como estudamos este tipo de fermentação nas aulas, decidi fazer aqui uma breve referência uma vez que é uma das bebidas mais comercializadas e conhecidas em todo o mundo, e pouca gente sabe que é feita através da fermentação, tão abordada no nosso dia a dia.



quarta-feira, 16 de abril de 2008

E se pensam que já viram rios sem solução... Aqui está o rio mais poluído do Mundo

Outrora, o rio Citarum, na Indonésia, foi um rio cristalino que servia de sustento a muitas famílias. Outrora, muitos pescadores lançavam as suas redes em busca de peixe, aves marítimas vinham aqui para se alimentarem com a abundância de peixe. Hoje só se pode ver uma abundância de lixo.
Hoje em dia, o rio está em crise, alimentado pela poluição de 9 milhões de pessoas e de centenas de fábricas que se instalaram junto ao curso do rio. Nos nossos dias nem se reconhece que ali está um rio, devido à enorme quantidade de lixo que bóia pela superfície da água. Mais parece um aterro sanitário.


Os que habitam ao longo do curso do rio, já não pescam. Na realidade pescam, mas lixo. Com muita sorte conseguem ganhar algum dinheiro por dia. Conseguem-no apanhando garrafas de plástico, luvas de borrachas e peças de madeira. Agora é mais lucrativo apanhar lixo do que peixe.
Como pôde o rio chegar a este ponto? É simples, a Indonésia não dispõem de um serviço de recolha de lixo, nem ETAR e assim todos os resíduos vão directos para o rio. O rio é um verdadeiro caixote do lixo das populações e das unidades fabris.




Poucos são os que ainda se lembram do antigo rio Citarum. Há vinte anos atrás, com a industrialização da Indonésia é que o rio se transformou no que é hoje. Felizmente, algumas partes do rio tornaram-se mais aceitáveis mas mesmo assim o rio continua com um futuro incerto.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

A fermentação é o segredo do pão.


  • começamos por juntar 40% de peso em água e 58% de peso em farinha;












    • De seguida junta-mos 1% de peso de fermento de padeiro;









    • 1% de peso em sal;

    • Amassamos tudo












    • E deixa-mos levadar num local ameno, durante 1hora, coberto com um pano;


    • Por fim foi ao forno.










    E depois de tudo limpinho...

















    Foi só comer...








    FIM

    quinta-feira, 10 de abril de 2008

    Tivemos mais uma aula prática muito interessante, desta vez sobre a produção de picles com recurso a microorganismos. A produção de picles recai num modo antigo de preservar comida, envolvendo a fermentação anaeróbia de açucares e ácido acético. Muitos alimentos podem ser conservados desta forma, como os vesgetais.






















    domingo, 6 de abril de 2008

    Missão Coelho

    Eu, a Ana Teresa e a Sandra decidimos elaborar um projecto opcional e semelhante ao que está a ser realizado durante as aulas práticas de biologia com o Xiphophorus Maculatus. Esta iniciativa advém do facto de termos disponível um bom material biológico - coelhos - e da possibilidade do projecto platy não fornecer dados claros para obter uma conclusão.
    Os coelhos constituem um relativamente bom material genético porque o seu tempo de gestação é reduzido (1 mês), as suas caracteristicas são bem visiveis e constrastantes, possuem um número moderado de descendencia (cerca de 6 ou 10), não há descuido parental, o tempo de crescimento das crias é reduzido (cerca de 1 mês para que as caracteristicas sejam observáveis) e de fácil acesso e manipulação para nós.
    O nosso objectivo é estudar a transmissão da cor ao longo da gerações. Também teremos em conta a transmissão do albinismo.





    fêmea albina x macho beje
    Algumas informações sobre os coelhos que podem ajudar no estudo da transmissão de características:
    • pode viver cerca de 10 anos;
    • tempo de gestação da coelha é de 1 mês;
    • a fêmea pode ter entre 3 a 7 ninhadas por ano;
    • cada ninhada pode ter entre 2 a 12 crias;
    • 3,5 meses para que as fêmeas atinjam a maturidade sexual e 4 meses para os machos

    A fêmea teve a ninhada entre o dia 1 de Abril e o dia 2, mas ainda não é possivel indicar o número de crias ( as crias não tem um aspecto muito bonito nos primeiros dias). Existem 13 crias, mas devido ao seu elevado número não está garantida a sobrevivência delas todas (uma das crias está muito pouco desenvolvida por isso é capaz de não resistir).
    Com este slide pretendemos permitir que todos acompanhem a evolução deste projecto.

    Aqui ficam algumas imagens: