sábado, 31 de maio de 2008

Emissões de dióxiodo de carbono triplicaram

As emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases responsáveis pelo efeito de estufa, aumentou entre 2000 e 2004 a um ritmo três vezes superior ao registado nos anos 1990.


Este crescimento acelerado das emissões de CO2 deve-se sobretudo ao aumento do consumo de energia e ao aumento do recurso ao carbono na produção de energia.


«Apesar do consenso científico segundo o qual as emissões de dióxido de carbono afectam o clima, não constatamos sinais de progressos na gestão destas emissões, nem nos países desenvolvidos, nem nos países em desenvolvimento».

A aceleração de emissões de CO2 é particularmente importante nos países em desenvolvimento, cuja economia progride fortemente.



O caso mais evidente é o da China, onde o aumento das emissões de CO2 é um reflexo do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) "per capita".



Entre 2000 e 2004, os países em desenvolvimento foram os principais responsáveis pelo aumento das emissões de dióxido de carbono, embora representem apenas 40 por cento do total de emissões.




A pesquisa ressalta ainda que as nações ricas consomem mais da metade (51%) da energia produzida no mundo, registrando um consumo per capita cerca de onze vezes superior àquele dos países pobres.




Realizei esta postagem uma vez que nas ultimas aulas temos estado a apresentar trabalhos sobre poluição atmosferica, entre outros. Por isso decidi colocar aqui algo sobre a emissão de dioxido de carbono para a atmosfera, uma vez que é uma questão tão preocupante nos dias que correm. Como podemos verificar há um estabelecimento de limites de emissões de dioxiodo de carbono que não estão a ser cumpridos em nenhum país. E também podemos constatar que os países mais desenvolvidos são os que ultrapassam mais este limite imposto.

Retirado de:


http://diario.iol.pt/

www.ambienteemfoco.com.br/?p=654






sexta-feira, 23 de maio de 2008

Em cada 3,5 segundos morre um ser humano à fome


Ultimamente tem vindo a falar-se na subida dos preços dos cereais e consequentemento no aumento no custo da alimentação. Mas Portugal não escapa às suas consequências!

Quem mais sofrerá, com isto tudo, são os países pobres, onde o custo da matéria-prima é a componente principal do preço final, ao contrário dos países ricos, que podem tentar encaixar os aumentos nos outros custos.

Em Portugal:

Os Açores são uma região totalmente dependente da importação de cereais e que o principal sector económico regional também depende quase inteiramente desse bem. Será uma tragédia para os Açores. Será uma tragédia para os produtores de carne, será uma tragédia para a alimentação humana!

O preço dos cereais aumentou devido a:

  • Tectos impostos na Europa à produção de cereais para que os preços não baixem;

  • Crescente utilização dos cereais para a produção de biocombustível (devido aos aumentos de preço do petróleo);

  • O justo acesso de milhões de pessoas a um maior consumo de cereais, como acontece na China e na Índia em consequência dos elevados ritmos de crescimento económico verificados nestes países em desenvolvimento.
  • O segundo maior produtor do Mundo, o Vietnam, diminuiu as exportações em 22%.

  • A subida do preço do arroz afectou a inflação, que em Março subiu para 19,2%.

  • A China e a Índia, que reduziram também as exportações para poderem alimentar as respectivas populações.
  • A Indonésia teve de reduzir entraves às importações para baixar a pressão sobre os preços internos.

Estatísticas em relação à fo:me



Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónica ou grave subnutrição, a maior parte das quais são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.
O flagelo da fome atinge 777 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 milhões nos países em transição (na ex-União Soviética) e 11 milhões nos países desenvolvidos.
A subnutrição crónica, quando não conduz apenas à morte física, mas implica frequentemente uma mutilação grave, nomeadamente a falta de desenvolvimento das células cerebrais nos bebés, e cegueira por falta de vitamina A. Todos os anos, dezenas de milhões de mães gravemente subnutridas dão à luz dezenas de milhões de bebés igualmente ameaçados.



Retirado de:

http://confrontos.no.sapo.pt/page4.html;

Agroportal;

Jornal de Noticias;

sábado, 17 de maio de 2008

Reciclagem


A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características.

Materiais recicláveis

  • Papel;
  • Embalagens longa vida;
  • Latas de alumínio;
  • Vários tipos de metais: cobre, aço, chumbo, latão, zinco, entre outros;
  • Plásticos;
  • Pneus;
  • Tinta;
  • Restos da construção civil;
  • Restos de alimentos e partes dos mesmos que não foram aproveitadas;
  • Óleo;
  • Galhadas;
  • Garrafas de vidro (cervejas, refrigerantes, etc);
  • Tecido (sobra de confecções, roupas velhas, etc);
  • Parafusos;

Politica dos 3R


Todas as sociedades humanas produzem resíduos, pelo que a diminuição sustentável destes passa por três grandes estratégias:

  1. Reduzir ao mínimo o lixo produzido passa por diminuir o consumo de materiais descartáveis ou embalagens excessivas e não biodegradáveis, bem como desenvolver tecnologias para minimizar a quantidade de matérias-primas necessárias para produzir um determinado produto.
  2. Reutilizar, ou seja, usar várias vezes um produto.

  3. Reciclagem permite o aproveitamento de 75% dos resíduos sólidos urbanos.

Ecopontos


Os ecopontos são contentores diversificados (vidrão, embalagens, papelão e pilhão) para a recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) para posterior reciclagem.
  • Amarelo destina-se basicamente a embalagens: plásticos, latas, etc…
  • Azul é para papel e cartão
  • Verde é para o vidro.
  • Pilhão. Este tipo de ecoponto serve exclusivamente para a colocação de pilhas, pois uma única pilha é capaz de contaminar um terreno do tamanho de um campo de futebol.

Como fiz este trabalho na escola, decidi colocar no blog algumas partes desse trabalho, as que achei mais importantes. A reciclagem é um conceito que está presente no nosso dia a dia, e tudo isto que postei deve estar presente na maioria das pessoas. Eu penso que a reciclagem é algo que devemos praticar, uma vez que há esgotamento dos recursos. Eu pessoalmente pratico e faço a separação em casa, sempre que posso. Espero que tenham percebido a ultilidade da reciclagem! :)