quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Telemóveis afectam esperma

  • Utilização excessiva diminui qualidade dos espermatozóides
O uso exagerado de telemóveis, mais de quatro horas por dia, pode danificar a fertilidade dos homens, revela um estudo da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, segundo o site BBC News.

Ao fazerem um estudo que envolvia 364 homens. Conclui-se que aqueles que usaram o telemóvel mais de quatro horas por dia tinham menos espermatozóides, com menor movimento e com qualidade inferior.

No entanto, um especialista britânico diz ser improvável que a culpa seja dos telemóveis mas sim devido ao sedentarismo. Os testes foram efectuados em homens que já estavam a ser tratados por problemas de infertilidade.


O responsável pela pesquisa, Ashok Agarwal, afirmou que:



«As pessoas usam os telemóveis sem pensarem duas vezes e nas consequências que pode haver. Usam-no como uma escova de dentes, mas os efeitos podem ser devastadores», afirmou o cientista.»



Decidi debater sobre este assunto e achei importante porque o professor mencionou nas aulas e porque a infertilidade e os telemoveis são temas muito actuais e da nossa preocupação. Como tinhamos mencionado nas aulas o facto de antigamente o motor dos camiões ser perto do condutor e os orgaos sexuais deste receber o calor e ao aquecerem poderem vir a ter problemas de infertilidade. Hoje em dia podemos debater-nos com o facto dos telemoveis também serem um problema para a infertilidade.




Um comentário:

ana disse...

nada é perfeito
e os telemoveis estao muito longe da perfeição para serem tao demasiado usados, que pode causar consequencias
Sao precisos e uteis, mas não lhes devemos dar mais atenção do que eles foramn feitos para ter. mas acho interessante a tua postagem
=D