sábado, 24 de novembro de 2007

Aborto

Porque sim?




  1. O Aborto Clandestino é um grave problema de Saúde Pública.




  2. São as mulheres com menos recursos e as jovens que são mais empurradas para as redes de aborto clandestino.




  3. A lei actual é incapaz de prevenir o aborto e agrava as condições em que este é realizado.




  4. É mais fácil prevenir o aborto se a lei for alterada.




  5. Não há métodos contraceptivos 100% seguros.




  6. Mesmo informado e cuidadoso, nenhum casal sexualmente activo está livre de se confrontar com uma gravidez indesejada.




  7. O primeiro direito do bebé é ser desejado.




  8. Para as mulheres, o aborto será sempre um último recurso.




  9. No referendo de 11 de Fevereiro, não esteve em causa a posição pessoal de cada um sobre o aborto, mas apenas se este deixará de ser crime punível com prisão até três anos.




  10. Quem defende o Não, defende o julgamento e a prisão dos que não partilham os seus valores.

Porque não?

  1. A lei já prevê, desde 1984, a despenalização do aborto nos casos de perigo de vida ou por razões de saúde física e psíquica da mãe, por malformação e inviabilidade do feto e por violação.




  2. Nas situações correntes da vida, mesmo que muito difíceis, há sempre soluções construtivas que permitem desfazer o aparente, mas tão propalado, conflito de interesses entre mãe e filho.




  3. A liberalização do aborto a pedido até às 10 semanas desprotege totalmente a vida.




  4. A liberalização não responde a nenhuma das causas do aborto nem elimina o aborto clandestino.




  5. É hoje inquestionável que o feto é membro da espécie humana, sendo um ser humano único, irrepetível e diferente de todos os outros. Como tal, merece respeito e protecção.




  6. A partir da concepção, estão reunidas todas as condições para o desenvolvimento vital de uma pessoa, que se prolongará desde esse momento até à sua morte natural.




  7. Os direitos da mulher não incluem o direito de dispôr da vida do ser humano gerado.




  8. A pergunta a referendo propõe a total liberalização e não apenas a despenalização. Isto significa a total desprotecção da vida intra-uterina, o que é uma gravíssima irresponsabilidade.




  9. O aborto livre até às dez semanas ofende o artigo 24º da Constituição que diz que o direito à vida é inviolável.




  10. Não é justo que alguém seja morto por não ser desejado.






Depois disto só tenho uma coisa a dizer, eu sou contra o aborto, e apesar de compreender a outra parte (o sim), discordo completamente com "Não há métodos contraceptivos 100% seguros.", sim é verdade, mas há metodos que podem ser utilizados com outros prevenindo uma gravidez. "O primeiro direito do bebé é ser desejado." O primeiro direito do bebé é a vida! . "Quem defende o Não, defende o julgamento e a prisão dos que não partilham os seus valores.", simplesmente tenho a dizer que quem não defende a vida é que não tem valores, tudo o resto apartir daí é superficial! "O Aborto Clandestino é um grave problema de Saúde Pública", sim, mas não é a legaliza-lo que vamos fazer com que este diminua, ou que vamos resolver o problema. "A lei actual é incapaz de prevenir o aborto e agrava as condições em que este é realizado.", o nosso país é um pouco irónico, porque logo que o aborto foi legalizado, algumas maternidades fecharam, o que eu acho deveras ironico, quer dizer as "futuras mães" tem os filhos na ambulancia, e as "senhoras" que querem abortar tem de ser tudo "direitinho", enfim...
Deixando um pouco à parte as questões da moral, e passando às cientificas, todo o ser com o minimo conhecimento cientifico sabe que a partir da concepção, estão reunidas todas as condições para o desenvolvimento vital de uma pessoa, que se prolongará desde esse momento até à sua morte natural. E que um feto com 10 semanas, já não é simplesmente uma "moeda" e que já tem movimentos!


Façam os vossos comentários e digam o que tem a dizer sobre esta questão. :)



Retirado de: http://www.euvotosim.org/
http://www.abortonao.net/
http://abortonaoobrigado.blogspot.com/

8 comentários:

ana disse...

Eu sou CONTRA
não acho que uma vida tenha de ser rejeitada por um erro dos outros, quem somos nós para dizer este filho não é desejado, então não vai existir. Antes de ser ou não desejado já existe.....
Concordo em abortos em caso de violações, problemas na mulher e assim...
Mas discordo quando a desculpa é não é desejado, vai estragar a vida (egoístas)ou não há dinheiro para criar
Tudo isto pode ser resolvido e não com a morte de um feto, sim porque aborto no seu sentido "disfemista" é morte de um ser inocente e vítima da irresponsabilidade da mãe. Um feto não é assim 1 bonekinho em que ainda podemos decidir se morre ou não.... antes de matar e existir devemos pensar poderá existir?
Neste mundo acontece de tudo e quando pensamos que já vimos de tudo..zás ....aparece mais uma novidade... legalizar este aborto..uma nação a legalizar este crime...enfim
E depois aparecem aqueles
-Ah, é melhor que sejam legalizados, porque as mulheres fazem na mesma clandestinamente
Ah, pois vendo bem é melhor legalizar para que estas criminosas tenham um bom local de aborto.... já agora e que tal legalizar homicídios eles também acontecem e nem sempre os criminosos saõ caços, assim, pelo menos, as vítimas já podem ter mortes mais simples.
Desculpem lá mas este tema revolta-me, não conheço nem metade do mundo nem das situações, mas para uma mãe ser capaz de eliminar um futuro filho as circunstâncias devem ser tremendas!!! Há mulheres que dizem que terão de abandonar os seus bebés, pelo menos, dão a possibilidade de ele ser, viver, quem sabe não serão grandes pessoas, podem ter sorte
Mas no caso do aborto, aí é cortar o fio da vida e o fio da sorte. se calhar estou a ser muito conservadora, mas pronto

Joana Carvalho disse...

Sou da mesma opinião.
Sei que pode ser um bocado contraditório dizer que todos têm direito à vida e depois concordar com situações de aborto em casos de violações por exemplo, mas eu acho que estas são realmente situações extremas. Em caso de mal-formações do feto talvez o aborto seja a melhor opção para o feto e para a mãe, bem como em situações de risco para a saúde da mãe. Mas estas situações já estavam previstas na lei anterior.
Agora, querer abortar só porque houve um descuido ou um acidente... Não acho certo. Sei que há situações em que por mais que se queira evitar, o acidente acontece, mas, a partir daí, a única solução é assumir as responsabilidades. Há idades para tudo. E reparem, eu disse para tudo. Se há idade para ter sexo, então também há idade para ter o filho.
E lembrem-se do essencial, as únicas vítimas no meio disto tudo são eles, os que nem percebem os problemas que os rodeiam , mesmo antes de nascerem.

Silva33 disse...

"Ai vou ao supermercado... Oh etá fechado! Vou fazer um aborto." Estamos a cair neste grande erro, dizer que o aborto é uma banalidade... Concordo plenamente contigo, Margarida, quando falas das maternidades que se fecham reduzindo o número de locais próprios para nascimentos de crianças e é aumentado o número de locais próprios para o IMPEDIMENTO do tal nascimento. Acho este governo um pouco contraditório desde que legaliza o aborto, reduz o nº de maternidades, e aumenta o abono de família para casais com mais de dois filhos... mas enfim.
Recordo que o argumento principal que eles apresentavam e talvez o único aceitável era melhorar as condições de saúde de uma mulher que decide fazer um aborto... mas ao reduzir o nº de maternidades estão a colocar pelo menos duas vidas em risco, a da mãe que decide ter um filho e a vida do filho que a mãe não quiz abortar.
Sou assumidamente contra o aborto só em raras excepções como já foi referenciado por todos.
Porquê?
1º porque estou aqui
2º não se trata de melhorar as condições de saúde de uma mulher porque a cirurgia necessaria para o aborto é também ela um risco para a saúde da mulher
3º porque existem métodos de evitar um gravidez, não 100% eficazes, mas quando combinados com a responsabilidade do casal, está lá seguramente a porção 100%
4º porque abortar é sinónimo de egoísmo.
Boa postagem
(acho que faltam comentários dos 56% (penso eu) que vortaram a favor do aborto)

mArGaRiDa disse...

Agredeço a todos que comentaram, têm bons argumentos (eu sabia). Silva o facto de dizeres que ia começar a ser como ir ao supermecado, claro que é uma hiperbole, mas está perto da realidade, uma vez que em Portugal já se fazem, em média, mil abortos por mês. E também no outro dia na tvi, estava uma médica a falar sobre testemunhos. E num deles dizia que foi lá uma paciente que lhe disse que queria fazer um aborto porque só queria ter o filho no inverno! :| Isto é absurdo...
É do que o nosso mundo é feito, enfim..

Hélia disse...

Eu também sou CONTRA o aborto...
Acho que no "mundo" onde vivemos ja não e necessario tal acontecer. Esta minha opinião deve-se a varios factores muitos deles ja referidos na tua postagem... Gravidez indesejada não é preciso acontecer com a informação que todos temos disponivel, e também com o acesso facilitado a métodos contraceptivos já não há uma desculpa para fazerem-se abortos.. E se o caso e não haver possibilidades em varios campos para os criar só digo pensasem nisso antes.....

Bom trabalho...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Para começar tenho a informar que sou totalmente contra!!!

-Não há métodos contraceptivos 100% seguros, é verdade... Mas há métodos 99% seguros! E quem não quer correr os 1% de risco não tem relações sexuais. Quem pretende ter relações sexuais logo a partida sabe que, se não contrariar as leis da natureza e se não houver nenhum problema, o resultado final é uma criança. Quem não quer uma criança tem 2 opções: tem relações sexuais com uso de um método contraceptivo, mesmo não sendo 100% seguro e corre o risco de ter uma criança; ou não tem relações sexuais. Certo que é uma necessidade humana mas só porque temos vontade de ter relações sexuais e temos o azar de engravidar não temos o direito de matar a criança inocente. Querem ter relações sexuais?! Muito bem, previnam-se e assumam a responsabilidade no caso de correr mal.

-O 1º direito do bebé é ser desejado! Não concordo. Há muitos bebés que não foram desejados e isso não foi razão para os pais realizarem um aborto. Concordo mais se disserem que o 1º direito do bebé é a vida!

-Para as mulheres o aborto será sempre um último recurso. Não. A maioria das mulheres irá ver o aborto como um método contraceptivo, uma forma de "eliminar" uma gravidez indesejada, assim como a pílula do dia seguinte.

-Não há dinheiro para criar os filhos. Não é razão para realizar um aborto! Podem entregar o bebé a uma instutuição em vez de o matar!

-Fecham as maternidades e abrem instituições próprias para realização de abortos. Isto são acções do governo, governo que o povo elegeu. Só porque prometem mundos e fundos não devemos deixar-nos levar pelas mentiras que nos dizem... Digo isto porque para o ano nós já temos o direito ao voto e se não pensarmos bem e continuarmos na mesma situação em que estamos iremos piorar cada vez mais. A legalização do aborto foi uma palhaçada autentica, so porque fizeram um debate na televisão escolhendo as personalidades "VIP's" do lado do Sim e uns "badamecos" nunca antes vistos do lado do Não a população foi toda atrás do "Jet7". Final: Governo ganha. Depois como não há dinheiro para as instituições próprias para realizar abortos fecham as maternidades esquecendo-se das mulheres que querem ter filhos, e para dizerem que estão a fazer os possiveis para aumentar a natalidade no nosso país aumentam o abono de familia aos casais com mais de dois filhos (em contrapartida diminuem os salários e aumentam os impostos). Assim temos as condições necessárias para ter mais que dois filhos.

-A criação de instituições próprias para realizar abortos é para melhorar as condições de saúde das mulheres que querem realizar um aborto. Claro, e as mulheres não correm riscos durante a realização do aborto? Ha pois, isso não interessa.

- A cena vista na TVI pela Margarida da mulher que queria realizar o aborto porque só queria ter o filho no Inverno. Era uma laqueação de imediato. Teria aquele filho e não haveria mais possibilidade de ter outro. Isto é o cúmulo. Não cabe na cabeça de ninguém!!!

-Os médicos têm todo o direito de recusar fazer um aborto alegando objeção de consciência. Ninguém é obrigado a fazer o que não quer, se não não tarda estaremos a comer numa pia como os porcos se continuarmos a acomudarmo-nos com as ordens do governo.


Excelente postagem Margarida e aqui tens a minha opinião acerca deste assunto!

Isabel Oliveira disse...

Eu sou igualmente contra o aborto salvo algumas excepções nomeadamente a violação ou mal-formação do feto. Não há direito de retirar a vida a ninguém por um simples descuido. E como já foi dito já não há desculpa para ocorrer tais descuidos.Informação sobre métodos contraceptivos no nosso país não falta e, caso ocorra algum acidente durante a relãção sexual tal como a saída do preservativo, sempre se pode recorrer à pílula do dia seguinte. Mas nem é preciso chegar a tal ponto se usarem correctamente os métodos ou se combinarem por exemplo a pílula com o preservativo.
Na minha opinião abortar é crime. E não é por matar um simples embrião que no máximo têm 10 semanas que vai deixar de o ser!