quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Gregor Mendel - Biografia




Gregor Johann Mendel (Heizendorf, 20 de Julho de 1822 — Brno 6 de Janeiro de 1884) foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco.
Nasceu na região de Troppau, na Silésia, que pertencia à Áustria. Na sua infância revelou-se muito inteligente; em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e mais tarde aos 21 anos a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843, pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Aí Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.




Desde 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos e principalmente ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde vivia analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos. Gregor Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas.


Propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é devido à existência de


um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes.




Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Após 1868, as tarefas administrativas mantiveram-no tão ocupado que ele não pode dar continuidade às suas pesquisas, vivendo o resto da sua vida em relativa obscuridade.


Morreu a 6 de Janeiro de 1884, em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República Checa de uma doença renal crónica; um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.
Decidi fazer este trabalho uma vez que estamos a dar esta matéria da hereditariadade, e deste senhor Gregor Johann Mendel. Como me despertou alguma curiosidade, achei interessante publicar aqui as minhas pesquisas. Espero que sejam interessantes! :)

7 comentários:

DezZa kallumby disse...

oiie gostei do trabalho que vc fez .É bom saber que existe pessoas que sabe apreciar as histórias.Continui assim... bjos.

Misa Reed disse...

Olá,eu nunca fui muito boa em matemática e ciências, depois que passei para a 8ª série elas se multiplicaram.Quase enlouqueci(rsrs).Agora é Física e Química,sendo que tbm levam a matemática...o profº pediu uma pesquisa sobre "Mendel e a Genética", e acredite eu não fazia idéia do que era isso.Pra isso serve a internet(rsrs).Me interessei bastante pela seu trabalho, me ajudou muuito!!Bjos

Unknown disse...

Achei bom, mais podia ser mais objetivo.
E está faltando nexo em algumas partes oO

Thallyta Santos disse...

Achei muito interessante , mas esta faltando de algumas coisas ,tem partes que estão sem sentido!!!!
Bjoks

Thallyta Santos disse...

Achei muito interessante , mas esta faltando de algumas coisas ,tem partes que estão sem sentido!!!!
Bjoks

Unknown disse...

achei muito bom. Mais achou que faltam alguma coisa mais esta belo parabéns

Unknown disse...

oiê gostei muito de saber sobre a biografia de mendel ... esta maravilhoso...
bjs