quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Puxou ao pai, ou saiu à mãe?


As parecenças entre pais e filhos não se limitam à altura, à cor dos olhos ou ao formato do rosto. A biologia é determinante e também as características psicológicas podem ser herdadas. «Somos uma parte genética e outra ambiencial», garante Carolino Monteiro, professor de Genética na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
O tempo das teorias exclusivistas já passou. Os cientistas concordam com os psicólogos no reconhecimento de que os efeitos da convivência e educação também têm também um papel na formação da personalidade. «É hoje mais ou menos consensual que a contribuição da genética seja mais ou menos de 50 por cento, um peso idêntico ao dos factores ambienciais», diz o especialista.


Testemunho:

«Esforço-me para que perceba que a vontade dela não é lei. Por também ser egocêntrica, sei que isso pode ser péssimo e atrapalhar-lhe muito a vida. No meu caso, apercebi-me tarde, já adolescente, quando os amigos se começaram a chatear todos comigo e a dizer-me as mesmas coisas: que era prepotente, que dava ordens a toda a gente, que só admitia a minha opinião...», conta uma mãe.

Aqui tem mais um exemplo de que a personalidade das pessoas não provem só dos genes mas também do meio exterior onde vivem e da educação que nos é dada. Somo reflexo da nossa vivência e da nossa educação. E ainda bem, já me imaginaram tal igual aos pais pais? :S tou a brincar...

Retirado de : Pais & Filhos

2 comentários:

LucieCunha disse...

concordo plenamente com o que dizes na tua reflexão. A nossa personalidade não é apenas algo herdado pelos nossos pais, mas sim uma construção continua. Nós somos uma reflexão da sociedade e do meio onde vivemos e nos desenvolvemos. E ainda bem que é assim se não não evoluiriamos...

ana disse...

tambem tenho um artigo parecido, mas aproveito para dizer que nunca vamos ser igual a ninguém
- era preciso que fossemos clones
- era preciso que passassemos pelas mesmas situações e pelas mesmas vivências
e isso é impossivel... Aproveito para renoivar a ideia que apesar de pensar que as nossas atitudes teem muito a ver com a nossa vivência, também tem a ver com os genes. É veradeiro que o facto de sermos desatentos está relacionado relacionado com moléculas que interferem na transmissão de sinais entre células. No blog do dinis fala que existe um gene que influencia o comportamento altruísta.
No entanto as pessoas podem "não ter genes para" isto, mas podem ser isto. Porquê? Devido às suas experiências de vida e o ambiente em que vivem.
=)