segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Identificadas zonas do genoma que controlam expressão genética

28-01-2008


Zonas promotoras do genoma, que controlam a expressão dos genes, são identificadas graças à capacidade de cálculo de um supercomputador. Novo método pode fazer avanços em doenças como o cancro.
Permitiu que se identificasse, pela primeira vez, uma zona secreta do genoma que controla quando e em que tecido se expressam determinados genes.




«Um novo método de previsão das regiões promotoras com base em simulações de dinâmica atómica molecular de pequenos oligonucleótidos (pequenas sequências de ADN ou RNA) foi desenvolvido», escrevem os cientistas no artigo publicado na Genome Biology. «O método funciona independentemente da conservação da estrutura do gene e da presença de características da sequência detectáveis», referem os cientistas e adiantam que, «os resultados obtidos com o nosso método confirmam a existência de um código físico secreto que modela a expressão do genoma».



«Muitos tipos de cancro são provocados directa ou indirectamente por uma pobre regulação da expressão de certos genes que controlam o crescimento celular (oncogenese)», explica David Torrents, investigador principal do RB Barcelona.



O especialista adianta que, «para compreender esta má regulação, é necessário determinar a localização dos promotores que regulam estes genes».



Todos nós sabemos que o cancro aparece devido a uma má regulação e devido à tranformação de proto-oncogenes em oncogenes, que por sua vez estimulam exageradamente a poliferação das células. Se os cientistas determinarem a "localização dos promotores regulam estes genes".

Através deste novo método os cientistas conseguem determinar de forma mais eficaz as propriedades físicas do DNA a nível genómico. Para além disso, poderão vir a compreender melhor a estrutura do DNA e estabelecer as bases moleculares de doenças como o cancro, referido na noticia.



Retirado de: http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/tvcnot01.asp

Nenhum comentário: