domingo, 6 de abril de 2008

Missão Coelho

Eu, a Ana Teresa e a Sandra decidimos elaborar um projecto opcional e semelhante ao que está a ser realizado durante as aulas práticas de biologia com o Xiphophorus Maculatus. Esta iniciativa advém do facto de termos disponível um bom material biológico - coelhos - e da possibilidade do projecto platy não fornecer dados claros para obter uma conclusão.
Os coelhos constituem um relativamente bom material genético porque o seu tempo de gestação é reduzido (1 mês), as suas caracteristicas são bem visiveis e constrastantes, possuem um número moderado de descendencia (cerca de 6 ou 10), não há descuido parental, o tempo de crescimento das crias é reduzido (cerca de 1 mês para que as caracteristicas sejam observáveis) e de fácil acesso e manipulação para nós.
O nosso objectivo é estudar a transmissão da cor ao longo da gerações. Também teremos em conta a transmissão do albinismo.





fêmea albina x macho beje
Algumas informações sobre os coelhos que podem ajudar no estudo da transmissão de características:
  • pode viver cerca de 10 anos;
  • tempo de gestação da coelha é de 1 mês;
  • a fêmea pode ter entre 3 a 7 ninhadas por ano;
  • cada ninhada pode ter entre 2 a 12 crias;
  • 3,5 meses para que as fêmeas atinjam a maturidade sexual e 4 meses para os machos

A fêmea teve a ninhada entre o dia 1 de Abril e o dia 2, mas ainda não é possivel indicar o número de crias ( as crias não tem um aspecto muito bonito nos primeiros dias). Existem 13 crias, mas devido ao seu elevado número não está garantida a sobrevivência delas todas (uma das crias está muito pouco desenvolvida por isso é capaz de não resistir).
Com este slide pretendemos permitir que todos acompanhem a evolução deste projecto.

Aqui ficam algumas imagens:



Nenhum comentário: