quarta-feira, 30 de abril de 2008

Sangue de menstruação útil para a saúde


Investigadores japoneses encontraram um tipo de célula semelhante às células-tronco no sangue proveniente da menstruação. As células-tronco ou células estaminais têm poder de se dividir e de se transformarem em novos tecidos do corpo, como os ossos, nervos ou sangue, podendo curar várias doenças. Neste caso, os cientistas acreditam que as células encontradas no sangue menstrual podem ser utilizadas no tratamento de doenças cardiovasculares.

Experiências com ratos que sofreram ataques cardíacos mostraram que estes melhoravam após receberem células provenientes do próprio sangue menstrual. Esta não é a primeira investigação neste sentido. E, apesar de os resultados ainda serem apenas experimentais, uma empresa nos Estados Unidos, a CyroCell, propõe-se mesmo a guardar as células-tronco do sangue menstrual num banco, tal como acontece com o cordão umbilical , para uso posterior. Uma prática que tem causado polémica, uma vez que ainda não há aplicações comprovadas.
Retirado do Jornal; "Metro"

Um comentário:

Joana Carvalho disse...

Não admira que esteja a levantar tanta poémica, se as células estaminais levantaram...
É por estas e por outras que os blogs são bons. Acabamos sempre por aprender coisas novas e vamos estando sempre actualizados acerca das últimas notícias na área das ciências, principalmente da biologia.
Boa postagem. Continua.