quarta-feira, 4 de junho de 2008

Aditivos Alimentares?

Sei que já falamos deste assunto há já algum tempo, mas mesmo assim decidi colocar aqui esta postagem, porque afinal ainda vou a tempo.


O que são?
Aditivo alimentar é toda a substância, que tendo ou não val
or nutritivo, não é naturalmente um género alimentício ou ingrediente característico dele.


Estão actualmente em uso cerca de 3500 aditivos. Os aditivos para alimentos devem ser aprovados antes de poderem ser utilizados na produção de alimentos. Assim qualquer aditivo aprovado pela união europeia começa pela letra E e é constituído por mais 3 dígitos.


Para que servem?

A adição intencional destas substâncias destina-se sempre a alterar características de um determinado alimento. Por exemplo, conferir-lhe uma maior durabilidade ou agradabilidade sensorial, para que se torne mais apetecível ao consumidor. Esta manipulação pode ser feita em qualquer fase de obtenção, tratamento, acondicionamento, transporte ou armazenagem de um género alimentícios.


Que tipos de aditivos existem?




Que consequências trazem para a saúde?

Outros aditivos alimentares não autorizados, estes corantes são corantes industriais, utilizados na coloração de plásticos e outros materiais sintéticos, sendo por isso mais baratos e estáveis que os corantes alimentares pelo que eram usados na indústria alimentar.

Existem ainda aditivos alimentares autorizados que quando tomados em doses excessivas às recomendadas têm como consequência reacções alérgicas graves (exemplo: E102) e podem ser até cancerígenos, como é o caso dos nitratos de potássio.

Nenhum comentário: