domingo, 1 de junho de 2008

Temos o mundo nas nossas mãos - Energias Renovaveis

Numa altura de crise mundial de combustíveis, duas escolas açorianas ganharam prémios internacionais, com projectos que usam energias limpas, também conhecidas por energias renováveis. Em Portugal, são os Açores que estão à frente , no contexto das energias renováveis, designadamente, através da geotermia. Os próximos passos de colaboração e expansão das energias alternativas e renováveis no mundo, são os tópicos que serão abordados nas reuniões de trabalho, entre Portugal e os EUA.

Podemos encontrar vários tipo de fontes:


O Sol: energia solar; A energia libertada pelo Sol pode ser captada de diversas maneiras, desde o aquecimento directo nos colectores solares.


O vento: energia eólica; O vento desde há muito tempo que é utilizado em proveito do homem, quer no uso em moinhos de vento (aproveitamento para criação de movimento aproveitado para um determinado tipo de trabalho) quer na navegação de barcos. Actualmente, o vento é transformado em energia eléctrica, em aerogeradores.


Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica.


Os mares e oceanos: energia mareomotriz e energia das ondas; A diferença de altura do nível das águas já foi utilizada, por exemplo, para produzir movimento, como no caso dos moinhos de marés.


A matéria orgânica: biomassa; A biomassa (madeira e restos orgânicos) pode ser utilizada directamente por queima (a lenha serve para aquecimento), ou na sua transformação em combustível, por fermentação (por exemplo o girassol pode ser transformado e posteriormente usado como combustível líquido).


O calor da Terra: energia geotérmica; O interior da Terra é muito mais quente que a superfície. Esta diferença de temperaturas pode ser aproveitada para a transformação em outros tipos de energia.


As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fóssei que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental. Assim, tornam-se uma solução para a preservação do meio ambiente.





Retirado de:
http://web.educom.pt/fq/energia/renovaveis.htm;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel;

http://www.energiasrenovaveis.com/.

Nenhum comentário: