Podemos encontrar vários tipo de fontes:
O Sol: energia solar; A energia libertada pelo Sol pode ser captada de diversas maneiras, desde o aquecimento directo nos colectores solares.
O vento: energia eólica; O vento desde há muito tempo que é utilizado em proveito do homem, quer no uso em moinhos de vento (aproveitamento para criação de movimento aproveitado para um determinado tipo de trabalho) quer na navegação de barcos. Actualmente, o vento é transformado em energia eléctrica, em aerogeradores.
Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica.
Os mares e oceanos: energia mareomotriz e energia das ondas; A diferença de altura do nível das águas já foi utilizada, por exemplo, para produzir movimento, como no caso dos moinhos de marés.
A matéria orgânica: biomassa; A biomassa (madeira e restos orgânicos) pode ser utilizada directamente por queima (a lenha serve para aquecimento), ou na sua transformação em combustível, por fermentação (por exemplo o girassol pode ser transformado e posteriormente usado como combustível líquido).
O calor da Terra: energia geotérmica; O interior da Terra é muito mais quente que a superfície. Esta diferença de temperaturas pode ser aproveitada para a transformação em outros tipos de energia.
As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fóssei que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental. Assim, tornam-se uma solução para a preservação do meio ambiente.
Retirado de:
http://web.educom.pt/fq/energia/renovaveis.htm;
Nenhum comentário:
Postar um comentário