Este crescimento acelerado das emissões de CO2 deve-se sobretudo ao aumento do consumo de energia e ao aumento do recurso ao carbono na produção de energia.
«Apesar do consenso científico segundo o qual as emissões de dióxido de carbono afectam o clima, não constatamos sinais de progressos na gestão destas emissões, nem nos países desenvolvidos, nem nos países em desenvolvimento».
A aceleração de emissões de CO2 é particularmente importante nos países em desenvolvimento, cuja economia progride fortemente.
O caso mais evidente é o da China, onde o aumento das emissões de CO2 é um reflexo do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) "per capita".
Entre 2000 e 2004, os países em desenvolvimento foram os principais responsáveis pelo aumento das emissões de dióxido de carbono, embora representem apenas 40 por cento do total de emissões.
A pesquisa ressalta ainda que as nações ricas consomem mais da metade (51%) da energia produzida no mundo, registrando um consumo per capita cerca de onze vezes superior àquele dos países pobres.
Realizei esta postagem uma vez que nas ultimas aulas temos estado a apresentar trabalhos sobre poluição atmosferica, entre outros. Por isso decidi colocar aqui algo sobre a emissão de dioxido de carbono para a atmosfera, uma vez que é uma questão tão preocupante nos dias que correm. Como podemos verificar há um estabelecimento de limites de emissões de dioxiodo de carbono que não estão a ser cumpridos em nenhum país. E também podemos constatar que os países mais desenvolvidos são os que ultrapassam mais este limite imposto.
Retirado de:
http://diario.iol.pt/
www.ambienteemfoco.com.br/?p=654
Nenhum comentário:
Postar um comentário