quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Desenvolvimento embrionario




1º Mês

O óvulo fertilizado subdivide-se em diversas células, ao mesmo tempo que avança pela trompa de Falópio. Ao chegar à cavidade do útero é já uma pequena bola. Neste período, o ovo vai-se desenvolvendo até atingir perto de 0,3 cm de comprimento.

O embrião flutua no saco de líquido e terá quase 1 cm. A cabeça começou a ganhar forma e nas suas quatro concavidades aparecerão, mais tarde, as orelhas e os olhos. Quatro pequenos cotos formarão os membros.Desenvolve-se a barriga e o peito e começa a constituir-se o coração e o sistema circulatório.

2º Mês

O coração começa a desempenhar a sua função. O bebé já possui intestinos, rins, fígado, pulmões. Em formação estão os órgãos sexuais, as células ósseas e o sistema nervoso. Tem os órgãos internos formados, estando parte deles em funcionamento. O alimento e o oxigénio são-lhe levados pelo cordão umbilical, que se encontra ligado ao umbigo e à placenta. O bebé mexe os músculos da boca e já consegue engolir. As pálpebras estão formadas, assim como os lóbulos das orelhas.

3º Mês

O bebé mede 16 cm e pesa 135 g. Está quase formado já é capaz de se identificar o seu sexo. Nesta fase, começam a desenvolver-se os ossos, estando já formadas as articulações dos braços e das pernas. O bebé já tem pescoço e crescem-lhe agora as pestanas e as sobrancelhas, bem como uma camada de penugem fina sobre a pele. O peito mostra sinais respiratórios.

4º Mês

O bebé mede 25 cm e pesa 340 g. Começa a ter os primeiros cabelos. Ao mesmo tempo, o sangue da mãe fornece substâncias que lhe dão resistência a certas doenças nas primeiras semanas de vida.

5º Mês

O bebé mede agora 33 cm e pesa 570 gr. Começam a formar-se as primeiras glândulas sudoríparas e os músculos encontram-se já em actividade intensa. Já ouve a voz da mãe e sobressalta-se com ruídos repentinos. Também já faz algumas expressões faciais. De vez em quando dá socos, pontapés e cambalhotas e pode ter soluços e tosse.

6º Mês

O bebé mede 37 cm e pesa cerca de 1 kg. Começa agora a acumular alguma gordura. Os pulmões encontram-se na fase final de desenvolvimento. Como possui imensas papilas gustativas, o seu gosto é bastante apurado. A parte do cérebro responsável pelo raciocínio está bastante desenvolvida e, portanto, já reage à dor como um bebé nascido. A audição é quase perfeita e os olhos já se abrem.

7º Mês

O bebé mede 40,5 cm e pesa 1,6 kg. Já está completamente formado e a sua cabeça está mais proporcional ao corpo. Nesta fase, começará a engordar um pouco mais. Já distingue a luz da escuridão. É provável que já esteja de cabeça para baixo.

8º Mês

O bebé mede 46 cm e pesa 2,5 kg. A cabeça deverá estar já na cavidade pélvica (nas mulheres que já tiveram filhos, este processo poderá atrasar-se até ao início das primeiras contracções). Ocupa todo o espaço do útero e dá pontapés e socos. A sua pele está agora mais rosada e o cabelo pode ter até 5 cm de comprimento. Está quase pronto a nascer. Aliás, se nascesse com este tempo, teria boas capacidades de sobrevivência.

9º Mês

O bebé mede 51 cm e pesa 3,4 kg. Está preparado para nascer.

Decidi fazer este trabalho para mostrar o desenvolvimento embrionário, e também a questão do tempo, que muitas vezes não temos noção. Tudo acontece maioritariamente no primeiro trimeste, a partir daí só há um desenvolvimento daquilo que já existe, é importante as pessoas terem esta noção. Para não ouvirmos expressões como: "no 2º mês ainda é uma moedinha", ou "ainda nem se parece com um ser humano", enfim. O melhor mesmo é ler a postagem para se informarem. :)

3 comentários:

ana disse...

gostei bastante do teu slide, tem imagens fantasticas
continua =D

Anônimo disse...

parabens!!!


adorei margarida...

o slide foi uma ideia espectacular, a simagens sao fascinantes, tudo perfeito!!!


akela descrição também foi uma optima ideia... mais um auxilio para melhor compreender a materia dada nas aulas!!!


gostei


=)

LucieCunha disse...

Também acho que o slide seja uma boa ideia, as imagens são espectaculares e a sintese é um bom auxilio ao que temos dado nas aulas...