segunda-feira, 22 de outubro de 2007

ONU considera Portugal "muito vulnerável" à sida






Portugal "é um dos países da Europa mais afectados" pelo vírus da sida (VIH), logo a seguir a Espanha e Itália, e muito vulnerável ao aumento de novas infecções", disse Peter Piot, director da agência das Nações Unidas para a luta contra a Sida (UNAIDS), no 8.º Fórum de Saúde da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.


O presidente da República, Jorge Sampaio, é "internacionalmente reconhecido como um líder forte" nesta luta, "foi o único chefe de Estado que participou, em 2001, na primeira sessão especial das Nações Unidas (ONU) sobre a responsabilidade global contra a sida", lembrou o belga que desde 1995 lidera a UNAIDS. Mas "quando falo com portugueses com VIH e activistas dizem-me que pouco está a ser feito" internamente, lamentou.Reconhecendo que por cá "a epidemia é muito diversa, com casos entre homossexuais, mas também com a população adulta que vem de África, o problema com os toxicodependentes, etc."


"Há a suspeita que temos entre 27 mil a 30 mil seropositivos, mas não há certeza", referiu Correia de Campos.


"Nos últimos anos tornei-me mais positivo. Já começamos a ver resultados - menos pessoas a ser infectadas em muitos países. Acredito que dentro de 5/10 anos teremos a cura", concluiu Peter Piot.


Em suma:



  • 65milhões de pessoas foram infectadas com o vírus da sida nos últimos 25 anos.

  • 27/30mil é o número estimado de seropositivos que existem em Portugal, A sida só é doença de declaração obrigatória desde Fevereiro de 2005.

  • 20mil milhões de dólares é a verba que a ONU precisa para a lutar contra a sida a nível global, mas só tem metade.

Decidi colocar esta síntese de uma noticia do "Jornal de Noticias" porque estamos a dar os metodos contraceptivos na aula de biologia e para mostrar às pessoas que a SIDA não há só nos paises em vias de desenvolvimento. E depois disto vimos que até nisto Portugal encontra-se num dos primeiros e que temos de fazer alguma coisa para mudar isto, e a única opção que encontro, é tentar incentivar as pessoas a protegerem-se e a não pensarem que só acontece aos outros. No entanto, segundo a noticia, estes problemas teem vindo a diminuir, no entanto os números continuam muito grandes, é preciso apelar à prevenção!



Retirado do: "Jornal de Noticias"

2 comentários:

ana disse...

gosto do teu aritgo porque......... fiquei chocada com os números =O

Joana Carvalho disse...

Concordo contigo Margarida. É preciso apostar na prevenção porque, por enquanto, infelizmente, é a única forma de luta contra esta doença. Acredito que daqui a alguns anos, a comunidade científica vai conseguir encontrar a cura para este vírus, mas o caminho até lá é muito difícil.