terça-feira, 9 de outubro de 2007

Avó dá à luz netos gémeos




A enfermeira pernambucana Rosinete Serrão, de 51 anos, vai dar à luz os próprios netos, depois de um implante, no início do ano, de embriões da filha, a doméstica Cláudia Michele (27), fertilizados in vitro numa clínica particular do Recife, no Brasil.

Segundo o médico responsável pela fertilização, Cláudio Ribeiro, «o caso é inédito no mundo», já que «não há registo de gémeos gerados pela mãe doadora dos óvulos». Agora, a doméstica está a semanas de concretizar o sonho de ser mãe. A esperança surgiu quando o médico Cláudio Ribeiro, também director do Centro de Reprodução Humana de Pernambuco, lhe disse que a solução seria a gravidez de substituição – mais conhecida por «barriga de aluguer».



«Nós reunimos eu, meu marido, minha mãe e meu pai, e ela aceitou na hora», confessa. Nessa altura, os óvulos de Cláudia foram recolhidos para fecundação in vitro com os espermatozóides do marido. Quatro embriões foram seleccionados e introduzidos no útero da avó, que já tem três filhos adultos e um neto.



«Embora Rosinete tenha boas condições de saúde, por ter mais de 50 anos, a gravidez é de risco», adianta Ribeiro, acrescentando que «existia a possibilidade de ter hipertensão ou diabetes, por isso o acompanhamento foi minucioso».



António Bento e Vítor Gabriel são os nomes dos gémeos que vão ter leite materno a dobrar, já que a Cláudia também fez tratamento para amamentar os filhos.

Retirado de: Revista "Sol"


Aqui podemos ver um caso veridico de como a ciência e a técnica in vitro podem ser uteis para ajudar nestes pequenos problemas da nossa humanidade. E que por vezes vale a pena, estes métodos apesar de os riscos serem grandes.



5 comentários:

Anônimo disse...

que giro... curioso mesmo!!!

assim podemos ver o quanto evoluida esta a ciência!

deve ser maravilhoso para os futuros pais e principalmente sabendo que foram gerados na barriga da futura avó!


=)

Joana Carvalho disse...

Uma prova de que arriscar vale a pena. Esta avó foi muito forte e corajosa.
Acho que também tiveram uma ajudinha da sorte porque a gravidez correu bem e ainda por cima tiveram gémeos.
Penso que a divulgação deste caso é importante também por outra vertente, a desmistificação da chamada "barriga de aluguer", que em alguns casos, como este por exemplo pode ser muito importante.
Ao mesmo tempo, acho que vai ser muito confuso para os gémeos quando lhes disserem que eles saíram da barriga da avó.

ana disse...

interessante....

Silva33 disse...

É apenas uma solução. Nada de extraordinário. Para mim a última solução para um casal conseguir ter filhos.

Quanto ao facto de uma mulher com mais 50 anos conseguir adaptar o seu corpo a mais uma gravidez é muito interessante. Sorte de uns azar de outros... menopausa precoce numas mulheres, noutras menopausa tardia.
É a natureza... nada é verdade absoluta.

Gabriel dos Santos disse...

Caso diferente!!!Duas alegrias a preço de uma, no entanto arriscado... Uma alegria para a Avó, pois reviveu os tempos de ser mãe e a filha pode ver o sonho de ter filhos realizado..se bem que mostra o amor que a mãe tem à filha pois arriscou-se para dar a alegriab à filha.