sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Dispositivo Intra-Uterino


Método contraceptivo


  • Descrição
O Dispositivo Intra-Uterino é um pequeno dispositivo que se coloca no útero de forma a evitar uma gravidez. A sua presença desencadeia uma resposta inflamatória que faz com que os espermatozóides/óvulo sejam destruídos. Por outro lado, este dispositivo actua também ao nível do endométrio impedindo que a nidação (implantação do ovo no útero) ocorra. Existem DIU’s de plástico com filamentos de cobre ou prata. Existe, também um Sistema Intra-Uterino (SIU) que actua de forma semelhante, mas que liberta hormonas que vão espessar o muco cervical e impedir a libertação do óvulo. Dependendo da quantidade de cobre existente no DIU, ele vai ser mais eficaz e seu tempo de uso (permanência no útero) poderá ser mais prolongado, de acordo com a orientação do fabricante.



  • Aplicação

É colocado por um médico especialista (ginecologista), logo que possa excluir uma gravidez (É eficaz durante 3 a 5 anos (variável). Deve ser sempre vigiado pelo médico e embora não seja comum, pode ser aplicado a mulheres que nunca tenham tido filhos. É um método muito seguro, mas pode ter alguns efeitos secundários, pois pode agravar as dores menstruais, provocar períodos menstruais muito abundantes e pode, por vezes, facilitar o aparecimento de infecções intra-uterinas, pelo que se deve usar sempre o preservativo.




  • Vantagens


  1. Grande eficácia contraceptiva, sem que se tenha que associar a contracepção a qualquer gesto diário.

  2. Não interfere com o acto sexual.

  3. Tem um período longo de utilização (cerca de 5 anos).



  • Desvantagens


  1. Aumento das dores durante o período menstrual e aumento do seu fluxo


  2. Não protege das infecções sexualmente transmissíveis.


  3. Com o uso prolongado do DIU, pode acontecer de diminuir ou cessar o fluxo menstrual.


  4. Em algumas pessoas pode também causar cólicas e sangramentos independentes do período menstrual.


  5. O DIU também é um método mais dispendioso que o normal.


  • Efeitos colaterais


Os efeitos colaterais mais comuns são o aumento do fluxo menstrual e o aumento das cólicas menstruais. Estes efeitos podem ser controlados com a utilização de medicamentos, sempre sob supervisão médica. Geralmente, após os primeiros três meses de utilização, estes sintomas tendem a ser normalizar.




  • Eficácia


Em estudos de ampla prospecção realizados em amostras que ultrapassam o número de 4.000 mulheres, pôde comprovar-se que a eficácia contraceptiva do DIU é grande, falhando entre 1% a 4%.


Retirado de:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispositivo_intra-uterino
http://www.gineco.com.br/diu1.htm
http://juventude.gov.pt/Portal/OutrosTemas/SaudeSexualidadeJuvenil/SexualidadeemLinha/

Nenhum comentário: