domingo, 13 de janeiro de 2008

Cancro (tumor)

Definição:


é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem espalhar-se para lugares distantes do corpo, através de um processo chamado metástase. Estas propriedades malignas do cancro diferencia-o dos tumores benignos, que são auto-limitados no seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes (embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos).


De onde provém?

Quase todos os cancros são causados por anomalias no material genético de células transformadas. Estas anomalias podem ser resultado dos efeitos de carcinógenos, como o tabagismo, radiação, substâncias químicas ou agentes infecciosos. Outros tipos de anormalidades genéticas podem ser adquiridas através de erros na replicação do DNA, ou são herdadas, e consequentemente presente em todas as células ao nascimento.

Cancro como doença genética

O cancro é fundamentalmente uma doença genética. Nas células normais, o crescimento celular é controlado por diversos factores, ou hormonas, libertadas por células adjacentes ou distantes. Deste modo um tecido consegue crescer ou atrofiar em resposta a demandas aumentadas ou diminuidas da sua função.

Retirado de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_(tumor)

Nenhum comentário: